O poder de mudar qualquer situação a nível social está nas mãos do povo. A história nos ensina isso. E o que temos hoje no Brasil, infelizmente, é um povo acomodado que não vai às ruas por melhores condições em qualquer esfera social.

É comum ouvir reclamações a respeito dos governantes, dos escândalos de corrupção, do sistema de saúde, do sistema educacional e de muitas outras coisas que achamos que deveriam mudar no Brasil. Mas também é comum ouvirmos reclamações a respeito da paralisação dos professores: “que só querem saber de greve e não estão nem ai para a educação” (???). Ou a respeito da paralisação dos funcionários das empresas de transporte coletivo: “porque é muito egoísmo deles prejudicar milhares de brasileiros que tem que trabalhar, só por causa de suas reivindicações.” Mas não é comum constatarmos em um brasileiro o entendimento de que se esses milhares de cidadãos que tem que trabalhar se unissem à causa e fossem às ruas de mãos dadas com professores, motoristas, cobradores e metroviários, a pressão exercida sobre os governantes seria bem diferente e a sociedade brasileira escreveria a sua história por outras linhas...

É exatamente esse o objetivo deste blog. Mostrar ao povo que o poder de mudar está nas mãos do povo.

Daniel Muñoz

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sobre as críticas à infeliz declaração de Lula à Folha de São Paulo em 22/10/2009

"Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão".

A tão polêmica declaração do presidente Lula à Folha de São Paulo tem, a meu ver, sido criticada com razão, mas com argumentos não tão relevantes ao contexto explorado por ele durante a entrevista.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

Não discuto a relevância das implicações religiosas de tal declaração, mas insisto em esclarecer o motivo da crítica: a desonestidade e a falta de integridade da política brasileira.

Numa entrevista em que ele defende a capacidade de Dilma Rousseff de governar o país, ao mesmo tempo em que explica a sua mudança de ponto de vista e, inclusive, de posição política com relação à burguesia brasileira, é um absurdo que tenhamos a constatação por parte da maior autoridade nacional de que a política brasileira funciona à base de coalizões escusas e de que os princípios tenham de ser deixados de lado para conseguir base aliada no governo.

Não que todos nós já não soubéssemos disso, o que torna a declaração do presidente menos condenável, a meu ver, pois é essa, exatamente, a postura de milhões de brasileiros que em vez de tentarem mudar o quadro político do país, se conformam com a idéia de que não adianta trocar os políticos, porque são todos desonestos e nada vai mudar, não importa quem esteja no governo.

ISSO É UM CENÁRIO QUE SE TOLERA APENAS NO BRASIL!!! (Minha vontade é terminar a frase anterior com: "... MAS NÃO MAIS!!!")


Daniel Muñoz

Nenhum comentário: